FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2018 - n. 18

A TEORIA DO CONHECIMENTO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Jacques Fernandes Santos / Andrea Karla Ferreira Nunes / Vinícius Silva Santos

RESUMO

O escopo deste trabalho é refletir sobre o papel das políticas públicas educacionais no processo de produção do conhecimento humano, tomando como referência a ideia de desenvolvimento social, bem como a noção de regulação do Estado nos modelos educacionais vigentes, de modo a problematizar o papel do conhecimento em detrimento ao ideário social. Encontra-se dividido em duas partes. Incialmente se faz uma contextualização histórica tomando como análise o conceito de politicas públicas e sua relação com panorama politico, social e cultural. No segundo momento, é discutido o papel do conhecimento, desde sua epistemologia e construção, tomando como centralidade o discurso educacional a partir da noção de globalização, mas também da intervenção de instituições nacionais e internacionais, a exemplo do FMI no entendimento sobre educação. Por último são destacadas algumas reflexões sobre a função da escola no processo de construção de conhecimentos em função da relação de proximidade com os objetivos socioeconômicos que não deixam de influenciar e direcionar formas de educação que são antagônicas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Conhecimento; Políticas Públicas; Escola; Epistemologia.

ABSTRACT

The scope of this article is to reflect about the role of educational public policies in the process of production of human knowledge, taking as reference the idea of social development, as also the idea of regulation of the state over the current educational models, in order to discuss the role of knowledge to the detriment of social idea. It is divided in two parts. Initially, it is conducted a historical contextualization, analyzing the concept of public policies and its relation to the political, social and cultural, panorama. Secondly, it is discussed the role of knowledge, from its epistemology and building, centering the educational speech from the notion of globalization, but also of the intervention of national and international institutions like the IMF in the understanding about education. Finally, we highlight some reflection about the role of school in the process of Knowledge building by the relation of proximity with the socio-economic objectives that can’t help but to influence and guide antagonist forms of education.

KEYWORDS: Education; Knowledge; Public policy; School; Epistemology.

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