FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2018 - n. 18

LITERATURA INDÍGENA PROFESSOR?

Francisco Bezerra dos Santos / Gleidys Meyre da Silva Maia

RESUMO

O propósito desse trabalho é apresentar os resultados de uma oficina realizada em uma escola pública com textos literários indígenas, levando em consideração que essa literatura precisa ser lida e discutida nas escolas para que seja de conhecimento dos alunos a diversidade étnica do nosso país. A oficina foi realizada com alunos do 7º e 8º Ano do Ensino Fundamental em Parintins-AM. Embasamo-nos na pesquisa de natureza qualitativa, por tratar das relações sociais, além de estudos de teóricos que defendem a pesquisa e a circulação da literatura indígena, como Thiél (2012) e Guesse (2014), e Martins (2006) para as considerações sobre leitura. Os resultados da oficina foram extremamente satisfatórios, os alunos leram, analisaram e produziram suas próprias narrativas, o que comprova a eficácia do uso dessa literatura na sala de aula. Com esse trabalho intencionamos trazer novos olhares para a literatura de autoria indígena no que concerne seu emprego na escola.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura indígena, Escola, Aluno.

RESUMEN

El propósito de este trabajo es presentar los resultados de un taller realizado en una escuela pública com textos literarios indígenas, teniendo en cuenta que esa literatura necessita ser leída y discutida en las escuelas para que sea de conocimiento de los alunos la diversidade étnica del nuestro país. El taller fue realizado con alumnos del 7º y 8º Año de la enseñanza Fundamental en Parintins-AM. En la investigación de natulazela cualitativa, por tratar de las relaciones sociales, además de estúdios de teóricos que defenden la investigación y la circulación de la literatura indígena, como Thiél (2012) y Guesse (2014), y Martins (2006) para las consideraciones sobre lectura. Los resultados del taller fueron extremadamente satisfactórios, los alumnos leyeron, analizaron y produjeron sus próprias narrativas, lo que demuestra la eficácia del uso de esa literatura en la escuela. Con este trabajo pretendemos traer nuevas miradas a la literatura indígena en lo que concierne su empleo en la escuela.

PALABRAS CLAVE: Literatura Indígena, Escuela, Alumno.

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