FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2018 - n. 18

FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES

Vinicius Tavano

RESUMO

Na rede pública da cidade de São Paulo – Brasil, a formação em serviço é uma prática há mais de 20 anos, cuja possibilidade da participação acontece por meio dos Projetos Especiais de Ação, que objetivam oferecer formação docente, buscando aprofundamento teórico-metodológico na perspectiva de análise e avaliação do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Como estímulo à participação dos professores no Programa, os mesmos contam com a possibilidade de atestado para fins de progressão na carreira. Nossa pesquisa objetivou apresentar a visão dos educadores sobre a modalidade a partir da análise e do acompanhamento dos momentos formativos em uma unidade de Ensino Fundamental, localizada na zona periférica da cidade de São Paulo durante o ano de 2014. Fundamentando-se em referências de pesquisadores, como Paulo Freire, Antônio Novoa e Maria Teresa Estrela, entre outros, a pesquisa apontou a necessidade de um projeto de formação contínua como um dos pilares na busca de uma educação de qualidade, porém, evidenciou a dificuldade em compreendermos se a modalidade cujo lócus é o ambiente de trabalho1 atinge seus objetivos, pois não existem sistemas de avaliação que consigam trazer diagnósticos confiáveis sobre a qualidade da formação oferecida.

PALAVRAS-CHAVE: Formação em serviço, Educação pública, Avaliação do sistema.

RESUMEN

En la red pública de la ciudad de São Paulo - Brasil, la formación en servicio es una práctica desde hace más de 20 años, cuya posibilidad de participación se realiza por medio de los Projetos Especiais de Ação, que objetivan ofrecer formación docente, buscando profundización teórico-metodológica en la perspectiva de análisis y evaluación del trabajo pedagógico desarrollado en las escuelas. Como estímulo a la participación de los profesores en el Programa, los mismos cuentan con la posibilidad de atestado para fines de progresión en la carrera. Nuestra investigación objetivó presentar la visión de los educadores sobre la modalidad a partir del análisis y del acompañamiento de los momentos formativos en una unidad de Enseñanza Fundamental, ubicada en la zona periférica de la ciudad de São Paulo durante el año 2014. Fundamentándose en referencias de investigadores como Paulo Freire, Antônio Novoa y María Teresa Estrela, entre otros, la investigación apuntó la necesidad de un proyecto de formación continua como uno de los pilares en la búsqueda de una educación de calidad, sin embargo, evidenció la dificultad en comprender si la modalidad cuyo locus es el ambiente de trabajo alcanza sus objetivos, pues no existen sistemas de evaluación que puedan traer diagnósticos confiables sobre la calidad de la formación ofrecida.

PALABRAS CLAVE: Formación en servicio, Educación pública, Evaluación del sistema.

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