FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2018 - n. 16

REPRODUÇÃO SIMBÓLICA E EXCLUSÃO NO CAMPO ESCOLAR: As contradições do discurso professoral segundo os alunos

Bruna Santana de Oliveira / Jacques Fernandes Santos / Vinicius Silva Santos

RESUMO

O principal objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos alunos de uma escola pública de ensino médio da cidade de Paulo Afonso, Bahia, sobre as práticas professorais em sala de aula, tendo como principal aporte teórico os conceitos de Pierre Bourdieu que evidencia os sentidos da distância na reprodução do campo escolar, onde o professor de maneira inconsciente elabora apreciações do poder simbólico das relações sociais, refletindo-se no espaço escolar, caracterizando a escola como espaço de legitimação das desigualdades sociais. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, uma vez que contribui na investigação e compreensão dos fenômenos sociais. Além disso, o estudo caracteriza-se como sendo metodologia descritiva e explicativa, enquanto aos meios como sendo de campo com dois alunos do ensino médio de uma escola pública de Paulo Afonso, Bahia. Diante dos resultados da pesquisa é possível destacar o modo como os alunos percebem as diferentes maneiras de tratamento do professor, caracterizando uma valorização do poder simbólico através da análise dos diferentes capitais dos alunos baseadas em apreciações e depreciações em sala de aula. Todavia, é necessário não generalizar a prática professoral como sempre sendo guiada por um poder simbólico, tendo em vista as exceções dentro do sistema educacional, ao passo que se torna necessário entender e dialogar sobre a manifestação dessas práticas no ambiente escolar por sua natureza central no processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Campo Escolar. Reprodução. Desigualdades Sociais.

RESUMEN

El principal objetivo del presente trabajo es analizar la percepción de los alumnos de una escuela pública de enseñanza media de la ciudad de Paulo Afonso, Bahia, sobre las prácticas docentes en el aula, teniendo como principal aporte teórico los conceptos de Pierre Bourdieu que evidencia los sentidos de la distancia en la reproducción del campo escolar, donde el profesor de manera inconsciente elabora apreciaciones del poder simbólico de las relaciones sociales, reflejándose en el espacio escolar, caracterizando la escuela como espacio de legitimación de las desigualdades sociales. Para ello, la metodología utilizada en la investigación fue el abordaje cualitativo, ya que contribuye a la investigación y comprensión de los fenómenos sociales. Además, el estudio se caracteriza como metodología descriptiva y explicativa, mientras que a los medios como siendo de campo con dos alumnos de la enseñanza media de una escuela pública de Paulo Afonso, Bahía. Ante los resultados de la investigación es posible destacar el modo en que los alumnos perciben las diferentes maneras de tratamiento del profesor, caracterizando una valorización del poder simbólico a través del análisis de las diferentes capitales de los alumnos basadas en apreciaciones y depreciaciones en el aula. Sin embargo, es necesario no generalizar la práctica docente como siempre guiada por un poder simbólico, teniendo en vista las excepciones dentro del sistema educativo, mientras que se hace necesario entender y dialogar sobre la manifestación de esas prácticas en el ambiente escolar por su naturaleza central en el ámbito proceso de enseñanza-aprendizaje.

PALABRAS-CLAVE: Campo Escolar. Reproducción. Desigualdades Sociales.

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