FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2018 - n. 16

O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE: Estratégias pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização na educação infantil

Willian Lima Santos / Svetlana da Silva Ribeiro Chaves

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da ludicidade dentro da sala de aula, averiguando como esta proposta contribui para o desenvolvimento do processo de alfabetização na perspectiva da Educação Infantil. Neste sentido, procura refletir sobre as estratégias pedagógicas voltadas para uma alfabetização lúdica. Para tal, adotou-se como metodologia inicial uma revisão de literatura com autores que defendem e contextualizam a ludicidade dentro do espaço escolar como uma ferramenta pedagógica eficaz para o alcance da aprendizagem significativa. No decorrer do trabalho, sentiu-se a necessidade de ir in loco para verificar na prática do processo de alfabetização lúdica, sendo a pesquisa de campo realizada numa escola rural, localizada no Povoado Malhada Nova, município da cidade de Pedro Alexandre no estado da Bahia. Ao confrontar os dados da pesquisa bibliográfica e as análises da investigação de campo foi possível constatar que, mesmo a ludicidade estando enraizada na Educação Infantil alguns professores sentem dificuldades em desenvolver atividades para a alfabetização lúdica, uma vez que dentro da própria formação e os programas de formação continuada não contemplam de forma significativa abordagens sobre essa temática na região.

PALAVRAS-CHAVE: Ludicidade. Educação Infantil. Alfabetização lúdica. Pedro Alexandre.

ABSTRACT

This article aims to analyze the use of ludic activities in classrooms, investigating how this proposal contributes to the development of the playful literacy process from the perspective of children education. We aim to reflect about the pedagogical strategies focused on a ludic literacy. To this end, we adopted as initial methodology a literary review with authors that defend and contextualize the ludic methods in the school as an efficient pedagogical tool in order to achieve a significant learning. Throughout the research, it was necessary to go in loco to verify this process, initiating a field research conducted in a rural school from the village of Malhada Nova, in the town of Pedro Alexandre, Bahia state of Brazil. Matching the data obtained from the bibliographical research with the results of the field work, it was possible to conclude that even if the ludic methodology is rooted in children education, some teachers have difficulties to develop activities of a playful literacy, once that the teacher training does not significantly include approaches on this theme.

KEYWORDS: Ludicidade. Child education. Playful literacy. Pedro Alexandre.

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