FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI E A ESCOLA: contribuições à luz da Psicologia Histórico- Cultural

Juliana Zanon Ferreira / Gilson Gomes Coelho / Andréia Aparecida Ferraz

RESUMO

O presente artigo visa contribuir para a ampliação da compreensão da escolarização do adolescente em conflito com a lei, na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a consulta à bases bibliográficas e pesquisa em fontes de dados sobre o tema, a fim de efetivar um levantamento sobre o estado da arte. Observa-se que a pesquisasobre a escolarização deste público equivale a uma porcentagem pequena em comparação à produção científica referente ao adolescente em conflito com a lei, sob outros aspectos. Ainda, a importância do projeto político pedagógico e teorias críticas que embasem o trabalho ainda são relegadas à segundo plano pelas escolas e ainda pelos pesquisadores da área. Busca-se compreender o aluno com medidas sócio educativas em seus aspectos intrínsecos, pouco considerando o contexto sócio-político-econômico, as relações de poder, de classe e a função social da escola na sociedade Capitalista. Em um primeiro momento apresentamos os dados do fracasso escolar entre adolescentes em conflito com e lei, em um segundo momento traremos os pressupostos da psicologia histórico-cultural que podem nortear a reflexão acerca da problemática.

PALAVRAS-CHAVE:fracasso escolar, adolescente em conflito com a lei, psicologia Histórico-Cultural.

ABSTRACT

This article aims to contribute to the understanding of schooling for teenagers who are involved in problems with the law, from the perspective of Historical-cultural Psychology. It was used as methodology a research in the bibliographical databases about the topic in order to achieve a data collection on the state of art. It is noticed that the research about the education access of this group is still a small percentage in comparison to the scientific works that talk about teenagers in conflict with the law under other perspectives. There is also the importance of a political-pedagogical plan and theories that could base the work, aspects that are still neglected by the schools and by the researchers of the education field. It is often sought to fit these students into socio-educational sentences that disregard the social, political and economic contexts, as also are ignored the relations that involve power, class and the social role of schools in a capitalist society. Initially, we present data about school failure among teenagers in conflict with the law and, then, we bring up the presuppositions of historical-cultural psychology that may guide the reflection about this topic.

KEYWORDS: school failure, teenagers in conflict with the law, historical-cultural psychology.

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