FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

PERCEPÇÃO DE RIBEIRINHOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI

Artur Gomes Dias Lima / Daniely Oliveira Nunes Gama

RESUMO

O estudo teve como objetivo compreender as relações cotidianas de ribeirinhos com o ambiente, o descarte dos Resíduos Sólidos Domiciliares e a manutenção da cadeia reprodutiva do Aedes aegypti. Trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva, quantitativa. Foram utilizados a estatística descritiva, o teste Qui-quadrado de Independência e teste Exato de Fisher. Os dados obtidos apontaram que os entrevistados percebem a relação do ambiente com a coexistência da vida. Foram considerados como problemas existentes na comunidade a poluição do rio e o lixo. Para 91% dos entrevistados, o lixo possui relação direta com a transmissão de doenças, contudo apenas 9% percebem o lixo enquanto criadouros do A. aegypti. A compreensão das interações estabelecidas entre homem e ambiente permite identificar que a educação ambiental deve fazer parte do processo de construção da sociedade visando garantir a qualidade de vida dos indivíduos.

PALAVRAS-CHAVE: Aedes aegypti. Educação ambiental. Ribeirinhos.

ABSTRACT

This article aims to understand the everyday relationship between riverside communities and the environment, the solid waste disposal and the maintenance of the reproductive chain of the Aedis Aegypti mosquito. It is a descriptive and quantitative research. As descriptive statistic, it was used the Chi-square test and the Fisher’s Exact test. Data obtained pointed that the interviewees perceive the environment in coexistence with life, and considered rubbish and the river pollution as the community’s main problems. To 91% of the interviewees, the rubbish is a direct cause of disease transmission, but only 9% of them accept that rubbish is also a breeding ground for the A. aegypti. The understanding of the interactions established between men and environment allows us to identify that environmental education must be part of the process of building a society in order to guarantee the life quality of every individual.

KEYWORDS: Aedes aegypti. Environmental education. Riverside.

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