FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

JUVENTUDE E TRABALHO: O sentido do trabalho para o jovem aprendiz

Leila Silva de Moura

RESUMO

Este artigo apresenta as percepções de jovens aprendizes sobre a relação entre suas vidas e o trabalho, e constata uma relação cotidiana que constitui o trabalho como fenômeno valorativo de outros fenômenos sociais. Os jovens aprendizes percebem como positivas as transformações que o trabalho pode proporcionar nas relações familiares, como gerando mais solidariedade e união familiar, ao mesmo tempo em que tornam os jovens mais autoconfiantes, autônomos e independentes. No entanto, essa melhora na convivência com a família não supera problemas que o trabalho impõe na vida desses jovens, como falta de tempo para escola, descanso e lazer, e o assédio sexual no ambiente de trabalho. Os métodos empregados nesta pesquisa têm base em depoimentos obtidos por meio de entrevistas e de questionários com 144 jovens aprendizes e egressos do Programa Jovem Cidadão, um programa profissionalizante da Fundação Pró-Cerrado em parceria com o Governo do Estado de Goiás, no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Jovem aprendiz. Trabalho. Família.

ABSTRACT

This article presents the perceptions of young-apprentices about the relation between their lives and their work, highlighting an everyday relation that consists of work as an evaluative aspect of other social aspects. Young-apprentices consider as positive the changings that work may cause in familiar relationships, as creating more solidarity and union, at the same time that make youngsters more self-confident, autonomous and independent. However, this improvement in family relationships does not surpass the problems that work imposes to their lives, such as the lack of time for school, rest and recreation, as also sexual harassment in workplace. The methods used in this research are based on statements gathered through interviews and quizzes conducted with 144 young-apprentices and ex-participants of the social program Jovem Cidadão, a professionalization program of Fundação Pró-Cerrado in cooperation if the Goiás State Government, in Brazil.

KEYWORDS: Young apprentice. Work. Family.

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