FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

O PROCESSO DE LETRAMENTO NA ESCOLA A PARTIR DA METODOLOGIA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO

Ajibola Isau Badiru / Kelly Cristine Ramalho de Melo Pontes / Rodrigo Vanderlan do Nascimento

RESUMO

O referido artigo aborda sobre as práticas da utilização de pesquisa através das mídias e suas tecnologias com a interação professor-aluno para a produção e desenvolvimento de trabalhos científicos-escolares, do ponto de vista à formar alunos críticos e participativos, tanto dentro quanto fora das salas de aula, a partir do processo de letramento na educação, ressaltando as contribuições das mídias educacionais. A internet focada na educação nos auxilia a procurar conteúdos das atualidades de maneira a facilitar os alunos em suas pesquisas, buscando desenvolver atividades orientadas na busca do conhecimento, à luz da metodologia WebQuest, elevando as possibilidades de aquisição de novos saberes cada vez mais rápidos e atualizados. Assim, as tecnologias são trabalhadas na educação visando facilitar as novas formas de aprender, onde, diante do atual parâmetro educativo, professores e alunos são capacitados às atuais tecnologias midiáticas, cujas novas habilidades tornam-se primordiais para a evolução das TIC’s na educação brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Alunos Críticos, Atividades Orientadas, Tecnologias Midiáticas.

ABSTRACT

This article approaches the practices of using researches through digital medias and their technologies with the interaction between teachers and students for the production and development of scientific school works, in order to create critical and participative students, inside and outside classrooms, through the process of alphabetization in education by highlighting the contributions of educational medias. Internet, when focused on education, is a tool in the search for current content in order to facilitate students’ researches, aiming to develop activities that can guide the search for knowledge, in the light of WebQuest methodology, improving the possibilities of an increasingly faster acquisition of new knowledge. Thus, technologies are used in education in order to provide new forms of learning , in which, considering the current education parameter, teachers and students are trained for the new medias, whose abilities become primordial to the evolution of ICT for education in Brazil.

KEYWORDS: Critical Students, Guided Activities, Technologies.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil