FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

LÍNGUA BRASEIRA DE SINAIS: uma reflexão sobre a integração e inclusão do aluno surdo na escola pública

Valdice Laurinda Nunes / Willian Lima Santos / Svetlana da Silva Ribeiro Chaves

RESUMO

O ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras nos cursos de formação de professores tem se constituído de uma ferramenta eficaz para a interação e comunicação com os surdos dentro e fora do ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre a forma como a Libras possibilita o processo de inclusão e integração de alunos surdos nas escolas da rede pública de ensino. Para tal, adotou-se como metodologia inicial de pesquisa uma revisão de literatura com autores que contextualizam a inserção da Libras no contexto escolar e os desafios para a inclusão. No decorrer do trabalho sentiu-se a necessidade de realizar algumas entrevistas com professores que atuam em escolas públicas do município de Pedro Alexandre - BA. Através das análises bibliográficas e dos resultados apurados nas entrevistas, foi possível constatar que apesar da Libras ser utilizada dentro do espaço escolar como uma ferramenta de comunicação entre professor-aluno, alunos-surdos com os ouvintes, a interação existente entre os sujeitos que participam do ambiente escolar ainda não ocorre de forma significativa, logo, os alunos portadores de surdez integram o espaço escolar, mas não participam ativamente da construção do processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Libras. Inclusão. Alunos surdos. Escolas públicas.

ABSTRACT

The teaching of Brazilian Sign Language – LIBRAS during the formation of teachers has been consisted of an efficient tool for the interaction and communication with deaf people inside and outside of the school environment. This article aims to reflect about the way how LIBRAS makes possible the process of inclusion and integration of deaf students in public system schools. To do so, we used a literary review as methodology, researching authors that contextualize the insertion of LIBRAS in school context and the challenges faced to achieve that. Throughout this work, it was necessary to conduct some interviews with teachers that work in public schools in the city of Pedro Alexandre, Bahia state. Through bibliographical analysis and the results obtained from the interviews, it was possible to notice that even though LIBRAS is being used inside schools as a communication tool between teacher and student and among deaf and non-deaf students, the interaction between these subjects still doesn’t occur significantly, therefore, deaf students are integrated to the school environment, but they don’t participate actively in the teaching and learning process.

KEYWORDS: LIBRAS. Inclusion. Deaf students. Public schools.

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