FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR: A transformação da sala de aula em um tribunal de exclusões nos vereditos do juízo professoral

Bruna Santana de Oliveira / Jacques Fernandes Santos / Vinicius Silva Santos

RESUMO

O objetivo deste trabalho é entender como ocorre a prática da violência simbólica no contexto escolar, de modo a identificar os tipos de exclusões imputadas em sala de aula, onde a prática da violência simbólica caracteriza esse espaço como um tribunal de exclusões fazendo surgir diferentes vereditos nas práticas pedagógicas que segue de acordo com o juízo professoral construído nas relações sociais. A metodologia de pesquisa que orientou o presente estudo foi a abordagem qualitativa conforme definição das ciências sociais e humanas. Ademais, o estudo caracteriza-se como sendo metodologia descritiva e explicativa, enquanto aos meios como sendo de campo com três professoras da Educação Infantil numa escola da rede municipal de ensino do município de Paulo Afonso. O resultado da pesquisa evidencia as exclusões ocorridas em sala de aula, em que há exigências prévias dos professores que define as apreciações e depreciações nas práticas. Sendo necessário um olhar aprofundado nas relações do campo escolar que não se limita no ensino-aprendizagem, revelando a importância de um olhar aprofundado na formação dos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Violência Simbólica. Vereditos. Práticas.

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es entender cómo ocurre la práctica de la violencia simbólica en el contexto escolar, para identificar los tipos de exclusiones imputadas en el aula, donde la práctica de la violencia simbólica caracteriza ese espacio como un tribunal de exclusiones haciendo surgir diferentes veredictos prácticas pedagógicas que sigue de acuerdo con el juicio profesoral construido en las relaciones sociales. La metodología de investigación que orientó el presente estudio fue el abordaje cualitativo según definición de las ciencias sociales y humanas. Además, el estudio se caracteriza como metodología descriptiva y explicativa, mientras que a los medios como de campo con tres profesoras de Educación Infantil en una escuela de la red municipal de enseñanza del municipio de Paulo Afonso. El resultado de la investigación evidencia las exclusiones ocurridas en el aula, en que hay exigencias previas de los profesores que definen las apreciaciones y depreciaciones en las prácticas. Siendo necesario una mirada profundizada en las relaciones del campo escolar que no se limita en la enseñanza-aprendizaje, revelando la importancia de una mirada profundizada en la formación de los profesores.

Palabras clave: Educación infantil. Violencia Simbólica. Veredictos. Prácticas.

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