FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

PEDAGOGIA SOCIAL: nova perspectiva de estudo aplicada a realidade do municipio de Coronel João Sá-BA

Willian Lima Santos / Eliana de Jesus Menezes

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a realidade da pedagogia social no município de Coronel João Sá - BA, desde o seu surgimento até os dias atuais, tendo como objeto de estudo o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Para tal, adotou-se como metodologia inicial desta pesquisa uma minuciosa revisão de literatura com autores que contextualizam e conceituam a pedagogia social e as atribuições dos profissionais que nela atuam. No decorrer do trabalho, sentiu-se a necessidade de realizar visita in loco para aprimoramento das ideais, e construção de uma síntese histórica referente ao surgimento da instituição CAPS neste município baiano. No decorrer do trabalho, sentiu-se a necessidade de aplicar questionário com uma pedagogia que atua no CAPS, da cidade de Cel. João Sá/BA, o qual atende toda a demanda populacional da região. Através das análises realizadas é possível afirmar que o pedagogo social, mesmo enfrentando obstáculos na sua formação inicial quanto estudante de pedagogia, desempenha com funcionalidade seu papel de mediador e coordena as relações socais em instituições não escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia Social, Políticas Sociais, Educação.

ABSTRACT

This article aims to analyze the social pedagogy in the city of Coronel João Sá, Bahia state, since its arising until present days, having as research subject the Psychosocial Attention Center – CAPS. For this objective, it was adopted as methodology a meticulous literary review with authors that contextualize and conceptualize social pedagogy and the roles of the professionals who work on it. Throughout this work, it was necessary to visit the place to improve the ideas and build a historic synthesis referring to the emergence of CAPS institution in this town. It was also necessary to make a quiz about the pedagogy present in CAPS, which reaches the entire region’s population. Through the analysis, it is possible to affirm that the social pedagogue, even in face of obstacles during its formation as a pedagogy student, effectively plays its part as a mediator and manages the social relationships in non-school institutions.

KEYWORDS: Social Pedagogy, Social Policies, Education.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil