FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 14

ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES: práticas docentes desenvolvidas em classes multisseriadas

Franciele Jesus Oliveira / Willian Lima Santos / Anderson Teixeira de Souza

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as relações que envolvem o processo de ensino-aprendizagem em classes multisseriadas. Trata-se de um estudo qualitativo, onde se buscou contextualizar a temática através de análises bibliográficas e aspectos presentes na legislação que asseguram a oferta dessa modalidade de ensino. Durante a pesquisa, sentiu-se a necessidade de realizar entrevistas com professores que atuam na rede municipal de ensino do município de Sitio do Quinto Bahia/BA, em escolas localizadas na zona rural onde prevalece a ação docente diante da realidade da multissérie. Diante dos resultados das entrevistas, em comparação com os dados bibliográficos foi possível constatar que mesmo que alguns educadores tenham permanentes dificuldades perante sua atuação em classes multisseriadas, consideram o processo de ensinoaprendizagem como significativo, sendo resultado de um trabalho docente que seja eficaz, entretanto, é reconhecível a necessidade de elaboração de um plano de ação voltado para essa modalidade de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem. Classes multisseriadas. Ação docente.

ABSTRACT

This article aims to analyze the process of teaching and learning in multi-series classrooms. It Is a qualitative study in which the theme was contextualized through bibliographical analysis and legislation aspects that secure this model of education. Throughout the research, it was necessary to interview teachers that work in municipal schools in the city of Sítio do Quinto, countryside of Bahia State, where teachers have to face the reality of multi-series education. In face of the comparison between the bibliographical research and the interviews, it was possible to infer that even though some teachers have difficulties about their work in multi-series classrooms, they consider it to be a significant process of teaching and learning, being it the result of an efficient teaching method.

KEYWORDS: Teaching-learning. Multisseries classes. Teaching action.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil