Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Dep. Comunicação

Qual a diferença entre Fies e P-Fies?

- Dep. Comunicação

Muita gente pode ter ficado na dúvida ao ler o edital do Fies sobre qual é a diferença entre o Fies e o P-Fies.

Basicamente, o novo Fies dividiu o programa em três modalidades.

Modalidade I – é o Fies que todos conhecemos. Oferta de vagas com juros zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O pagamento das prestações considera o limite de renda do aluno, o que acaba fazendo com que os encargos a serem pagos sejam bastante reduzidos.

Já P-Fies enquadra as demais modalidades.

Modalidade II: voltada para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos utilizados são dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Modalidade III: engloba estudantes de todas as regiões do Brasil com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os recursos são do BNDES.

O financiamento pode ser contratado por outro banco, além da Caixa Econômica, em Paulo Afonso, por exemplo, o P-Fies é ofertado pelo Banco do Nordeste.

Outra diferença entre as modalidades é que no FIES os resultados possuem uma chamada com lista de espera. No P-Fies, não, os resultados terão apenas chamada única.

Como participar do Fies:

1. Ter feito Enem entre os anos de 2010 e 2018.
  2. Atingir pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação no Enem.
  3. Inscrever-se no site NOVOFIES ou CLIQUE AQUI comprovando renda familiar de até três salários mínimos ou cinco salários mínimos por pessoa, a depender da modalidade.
  4. Levar à faculdade a documentação necessária para validação da matrícula com Fies.
  5. Contratar financiamento no banco.

Quer conhecer outras formas de financiar seus estudos?

Conheça outros Programas de Financiamento CLIQUE AQUI