Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

X FLIPA - Festival uniu poesia, literatura, história, cordéis e jazz

- Natália Cleuber | Dep. Comunicação
Crédito: Dorisvan Lira

“Paulo Afonso, 60 anos – Muros, pontes e overdrives”, este foi o tema central da décima edição do Festival Literário de Paulo Afonso – Flipa.

Para quem conhece um pouquinho da história de Paulo Afonso e da construção da Chesf no município, já deve até imaginar o bate-papo legal que o tema central do evento sugeriu.

Pois bem, na noite abertura do evento, painéis foram expostos e os ilustres painelistas convidados se debruçaram sobre a história pauloafonsina, mediados pelo diretor de Cultura de Paulo Afonso, o sociólogo José Renato.

Os painelistas foram o prof. Dr. Antônio Joaquim Neto do IFBA; a profa. Ma. Jamile Silveira do Campus VIII da UNEB; a profa. Ma. Cecília Maria Bezerra de Oliveira da Fasete; o prof. Me. Márlon Vinícius da Univasf; o jornalista Me. André Luís representando a Comunidade e o prof. Esp. Edson Barreto da Academia Pauloafonsina de Letras - ALPA.

Cada um trouxe um olhar sobre os muros reais e os muros sociais construídos em Paulo Afonso. Bem como as pontes reais e as sociais. Eles fizeram uma verdadeira reflexão e viagem no tempo para mostrar os muitos porquês da história pauloafonsina.

A abertura também trouxe outras surpresas boas, como a apresentação da Banda Marcial do Colégio Sete, do coral da Chesf, além de paródias e poemas cantados e recitados por estudantes da rede municipal de ensino.

Entre diversas autoridades e representantes de instituições de ensino, estiveram presentes o secretário municipal de Turismo e Cultura, Jânio Soares; o assessor superior do prefeito de Paulo Afonso, Genaro Oliveira; e os diretores da Fasete, Jacson Oliveira e Sérgio Oliveira.

A CAMINHADA POÉTICA

O segundo dia do evento contou com a tradicional Caminhada Poética, que partiu da Fasete rumo a praça da Tribuna Livre, e a participação especial do Projeto 'Leitura a Chave do Mundo’ da Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso, além de estudantes e professores do SESC Ler, Carlina, Colégio Sete, entre outros.

No caminho, uma verdadeira mobilização despertando a sociedade para a literatura. Na chegada, diversas apresentações culturais.

X FLIPA E O FESTIVAL DE JAZZ NO PARQUE BELVEDERE

Como muitos sabem, o Flipa, incialmente, era um projeto somente da Fasete. Mas o evento se expandiu ao ponto da Prefeitura de Paulo Afonso acolher o evento para o município. Dessa parceria, surgiu, este ano, a oportunidade de unir o Flipa ao Festival de Jazz da cidade. No fim das contas, deu um super evento, lindo de se ver, no Parque Belvedere.

Pois é, no Belvedere, nos dois últimos dias do Flipa teve ‘Chá de Poesia em Movimento’, com lançamentos de livros, lítero–musical, roda de conversa e contação de histórias. O projeto da Fasete, “Café com Letras” também esteve presente.

Convidados especiais, como Bruno Ribeiro, de Minas Gerais e Marcos Poeta de Pernambuco; o idealizador do Instituto Sociocultural Arte Mambembe, Djalma Félix; a professora Socorro Araújo da ALPA; e a presença do presidente da Acadêmica de Letras de Jequié/BA, Júlio Lucas.

O Jazz ficou por conta de respeitados nomes do cenário nacional e local, como Hamílton de Holanda, Flávio Venturini, Derico, Fernando Nunes, Igor Gnomo, Luiz Brasil e Ana Paula Bouzas com o show "Eu Organizo o Movimento", Luciano Magno e Davi Moraes.

A plateia iniciava a tarde com poesia, poemas, cordéis e bate-papo sobre literatura e cultura, e entrava pela noite ao som de um bom Jazz, digno dos grandes palcos mundiais.