Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular - CLIQUE AQUI

FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Busca Buscar

Bolsas e Linhas de Crédito

Letras

Caravana Literária - nas trilhas de Antônio Conselheiro

- Luiz José - Coordenador de Letras

Nos dias 20 e 21 de outubro/2018, o curso de Letras da Fasete, realizou mais uma caravana literária, desta feita, para a Cidade de Canudos – BA, nas trilhas de Antônio Vicente Mendes Maciel, sob a orientação da Profa. Dra. Paula Cunha. A expedição foi rica em interdisciplinaridade, em interação e em muitas reflexões.

Já de início, a represa e o mirante da cidade deram os acordes do panorama geográfico, histórico, literário da saga de resistência que tanto tem inspirado pesquisadores brasileiros e do mundo.

Na sequência, o Parque Estadual de Canudos propiciou variados tipos de surpresas. Com a sua área de preservação criada em 1997, com 1.321 ha, trata-se de um sítio histórico, arqueológico e ecológico em que a tríade: A Terra, O Homem e a Luta, retratada na obra “Os Sertões” se faz presente nos diversos pontos de visitação, através de grandes painéis de vidros, assim denominados: Vale da Morte, Trincheira Conselheiristas, Conselheiristas da Época, Vale da Degola, o Alto do Maio ou de Mário, o Alto da Favela, etc. 

Em todo trajeto, a caravana de Letras se irmanou com um grupo de pesquisadores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e um sentimento foi um misto de reminiscência, de cumplicidade e/ou compadecimento deixou todos consternados com as balas da guerra e com os fósseis humanos expostos no terreno.

Contextualizando a proveitosa visita, a tradicional Romaria de Canudos teve a sua culminância em dois momentos importantes: a mesa redonda, sob a presidência do padre especialista no assunto conselheirano Dr. Wilson e a própria romaria realizada do Memorial ao Mirante.

Conforme relato da Profa. Dra. Paula Cunha foi uma experiência inesquecível:

“Foi uma expedição do bem a Canudos. Sinto que já fizemos parte de alguma força que foi extraída pela história e pela espiritualidade. Sei que guardaremos essa experiência para sempre. Não poderia ser melhor. Viva Canudos! Viva o Brasil! ”

Trata-se, portanto, de uma atividade que deve fazer parte do calendário letivo para todos, seja da educação básica, seja do ensino superior, porque o mergulho é profundo em todos os campos da aprendizagem.

Já ouviu falar do Vale da Morte? Vale a pena conhecer....

Leia Mais

1 até 9 de 238 Próximo »   Último »
Credenciada: FIES Prouni
Associada:
  • ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
  • ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior
  • Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia
  • MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA