Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular - CLIQUE AQUI

Bolsas e Linhas de Crédito

Palestra sobre os 30 anos da Constituição promoveu debate e ação solidária

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Auditório da Fasete durante palestra do professor João Batista.

A palestra “30 anos da Constituição: Avanços, Retrocessos e Reflexos”, promovida pelo curso de Bacharelado em Direito da Fasete, lotou o auditório da instituição na note da última segunda-feira, dia 15.

O evento, além de promover um importante momento de debate sobre a história da constituição de 1988, também proporcionou uma ação solidária muito significativa.

Foram mais de 286 fraldas geriátricas, assim como bengalas e assentos doados por estudantes. Tudo que foi arrecadado será entregue a Casa de Repouso São Vicente de Paulo, entidade filantrópica que cuida de idosos em Paulo Afonso (BA).

“A gente está muito contente com o resultado, uma grande participação dos estudantes que se envolveram em um debate importante como é esse sobre a nossa constituição. E o melhor é essa outra parte, a ação solidária, com um resultado muito expressivo”, comentou Manuella Vergne, coordenadora do curso de Direito e organizadora do evento.

A noite começou com a saudação da gerente acadêmica, Graziele Beiler, e da coordenadora Manuella Vergne.

Antes do início das palestras um cordel sobre a Constituição Brasileira foi recitado pelos estudantes de Direito, Ericlis Santos e Lillian Leite. A composição é de autoria da coordenadora pedagógica do Erem em Itaparica/PE, a professora Ivanete Lopes.

Palestras

O procurador do Estado de Sergipe, Dr. Kleidson Nascimento, iniciou com a palestra “Avanços e desafios do direito à cidade no constitucionalismo brasileiro”. Em sua fala, ele trouxe um panorama das políticas públicas necessárias para que as cidades ofereçam mais qualidade de vida.

Em seguida, palestrou o professor da Fasete e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas, Dr. João Batista. A explanação do professor trouxe um panorama histórico das diversas Constituições elaboradas, sete ao todo, observados nos períodos democráticos do país.

“A organização foi muito feliz, ao meu ver, escolhendo esse tema. O tema da Constituição como vimos permeia vários assuntos do nosso dia a dia, o que nos acrescentou muito”, declarou o estudante de Direito, Leonardo Bezerra.