Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular - CLIQUE AQUI

Bolsas e Linhas de Crédito

Biomedicina

Simulação de Acidente Radiológico mobiliza comunidade acadêmica

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Estudantes com roupas especiais contra radiação observam o atendimento do SAMU à paciente.

Estudantes, professores, profissionais e curiosos pararam para acompanhar a Simulação de Acidente Radiológico que aconteceu na frente da Fasete na noite da última segunda-feira, 24.

A atividade realizada por estudantes do 6º período do curso de Bacharelado em Biomedicina trouxe realismo e assustou os desavisados.

No horário do intervalo, sirenes tocaram iniciando a simulação que contou com a participação de uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da cidade de Paulo Afonso (BA).

“A equipe de emergência adentrou a faculdade e no laboratório prestou os primeiros socorros a um indivíduo que teve contado direto com o elemento químico Césio 137 e estava dentro de uma ampola de raio X de um equipamento de radioterapia”, explica o professor de Diagnóstico por Imagem, Everton Phelipe, orientador da atividade.

No lado de fora, estudantes com roupas especiais usaram até um contador Geiger real, aparelho que mede o nível de radiação.

Reanimação, intubação orotraqueal, massagem cardíaca, entre outros procedimentos que fizeram brilhar de curiosidade os olhos dos estudantes da área de saúde.

A simulação terminou com a remoção da “paciente”.

“Nosso grande objetivo foi falar através dessa atividade da importância da segurança e da radioproteção em ambientes de imagenologia que utilizam radiação ionizante, além de desmistificar alguns mitos”, concluiu o professor Everton.

Entre notáveis e heróis

Além da simulação, durante o intervalo, circularam entre os estudantes personagens da ciência e das histórias em quadrinhos relacionados às propriedades da radiação nuclear.

Era possível falar com Marie Curie, cientista pioneira no ramo da radioatividade, ou mesmo com o lendário personagem dos quadrinhos o Dr. Robert Bruce Banner, ou simplesmente, Hulk.

Os estudantes caracterizados entregaram folders e tiraram as dúvidas sobre as propriedades da radiação.

Agradecimentos

“Em nome da Faculdade Sete de Setembro queremos agradecer o empenho do professor Everton Phelipe, dos estudantes d 6º período e da coordenação do curso de Biomedicina pela atividade que nos trouxe informações importantes sobre os cuidados em caso de acidente radiológico. Agradecimento especial, também, a equipe do SAMU que juntamente com a coordenadora regional proporcionaram esse momento de conhecimento”, destacou a gerente acadêmica, Graziele Beiler.