Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular - CLIQUE AQUI

Bolsas e Linhas de Crédito

Biomedicina

ATENÇÃO: Simulação de Acidente Radiológico acontece hoje, 24/09

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação

O curso de bacharelado em Biomedicina da Fasete realizará nesta segunda-feira, 24/09, às 20h, uma Simulação de Acidente Radiológico, em frente à instituição.

A atividade será orientada pelo professor da disciplina Diagnóstico por Imagem, Everton Phelipe, com estudantes do 6º período, e será a oportunidade de complementar os conteúdos discutidos em sala, de forma prática.

Haverá também a participação de equipes e ambulâncias do 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Veja as informações completas e coopere, informando as demais pessoas sobre a atividade.

A simulação seguirá a seguinte sequência:

1- A partir das 20h um indivíduo terá contado direto com o elemento químico Césio 137 e estava dentro de uma ampola de raio X de um equipamento de radioterapia;

2- Os alunos isolarão (com EPIs adequados) toda área afim de conter a contaminação e acionarão o Corpo de Bombeiro e o SAMU;

3- Em seguida realizar-se-á a triagem das possíveis vítimas, as que estiverem menos graves serão direcionados para a área de descontaminação;

4- Corpo de Bombeiro fará o resgate e descontaminação da vítima mais grave;

5- O SAMU receberá a vítima descontaminada e realizará todo procedimento médico emergencial. Finalizando com as explicações dos profissionais do Corpo de Bombeiro e SAMU sobre os procedimentos realizados.

Para saber mais

Você já ouviu falar do maior acidente radiológico do mundo? Ele aconteceu no Brasil há 31 anos. Veja mais no link abaixo.

Césio 30 anos: Série do G1 Goiás reconta o maior acidente radiológico do mundo