Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular - CLIQUE AQUI

Bolsas e Linhas de Crédito

Psicologia

II Meeting de Psicologia destacou “valorização da vida” no enfrentamento ao suicídio

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
O psicólogo Anderson Santiago durante palestra no auditório professor Gilberto.

Só no Brasil, 32 suicídios ocorrem por dia, ou 1 morte a cada 45 minutos – diante de dados tão alarmantes e para debater como prevenir novos casos, estudantes, psicólogos e profissionais de outas áreas participaram do II Meeting de Psicologia que focou a problemática.

Reunindo 226 participantes, o evento acadêmico promovido pelo curso de bacharelado em Psicologia da Faculdade Sete de Setembro, trabalhou o tema “A Psicologia e o desafio de acolher o comportamento suicida”.

Segundo Ana Patrícia Amaral, organizadora do evento e coordenadora do curso de Psicologia, “trazer a temática do suicídio, trabalhando a campanha a nível nacional e internacional do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio foi um oportunidade de colocar os acadêmicos a par do tema e de como atuar como futuros profissionais”, explica.

A noite de abertura do evento contou com duas palestras. O psicólogo, Anderson Santiago, falou sobre o comportamento suicida e a abordagem profissional para lidar com cada situação. Já a segunda palestrante, a psicóloga, Jalane Moura, abordou o papel fundamental da Psicologia no cenário da prevenção de suicídio.

“Envolver os alunos nessa temática é torna-los sensíveis, empáticos a uma dor que normalmente se mascara, que se esconde atrás de uma depressão, de uma revolta, de um problema é tornar os futuros profissionais capazes de enxergar através da cortina e isso é essencial”, destacou Anderson sobre a participação dos estudantes de Psicologia.

Segundo Jalane, “para prevenir o suicídio necessariamente não precisamos falar dele, é preciso desenvolver ações e projetos de valorização da vida” – defendeu. “A valorização da vida deve ser o pulso, o vetor de todas as nossas ações”, concluiu.

MAIS CONHECIMENTO

Além das palestras, o II Meeting também proporcionou uma oportunidade de mais conhecimento através de oficinas e minicursos com profissionais experientes.

Os temas atraíram dezenas de pessoas, entre elas, o estudante de Psicologia da Fasete, Vlademir.  “Esse momento traz informações mais profundas sobre a temática, com outros profissionais que trazem da sua prática, da sua experiência profissional algo que agrega”, destacou.

O II Meeting fica por aqui, mas o enfrentamento ao suicídio continua.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Até a próxima!