Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Sistemas de Informação

Ex-professor da FASETE publica livro

- ASCOM
Crédito: Divulgação

O ex-professor da FASETE, César França, lançou em maio deste ano o livro "Um Estudo sobre Motivação em Integrantes de Equipes de Desenvolvimento de Software", pela Editora Universitária da UFPE!

O livro é um dos resultados da pesquisa que envolveu 20 empresas de Recife, realizada durante o seu mestrado no HASE - Human Aspects in Software Engineering Research Group, no Centro de Informática da UFPE. Além do Brasil, os resultados desta pesquisa já foram publicados nos EUA e na África do Sul.

Abaixo segue uma breve descrição sobre o livro:

UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO EM INTEGRANTES DE EQUIPES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
A. César C. França, 2010

"As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes na Sociedade. Programas de computador (software) permeiam de forma imperceptível diversas atividades cotidianas.  Software está presente desde em simples brinquedos infantis como em sofisticados sistemas de controle de tráfego aéreo. Desenvolver software com qualidade e livre de erros passou a ser vital não somente para o crescimento da indústria de informática como para a segurança e o bem estar das pessoas.

Porém, software é desenvolvido fundamentalmente por pessoas e o fator humano ainda tem grande influência na qualidade dos produtos. Entre os grandes desafios da administração de equipes de software, destaca-se a motivação do profissional envolvido na criação, desenvolvimento e manutenção de software: o engenheiro de software.

Com um enfoque inovador, este livro combina teorias da psicologia da motivação com estudos sobre os fatores que influenciam a motivação do engenheiro de software. O resultado é uma ferramenta que pode ser utilizada para avaliar a motivação individual em organizações de software, apoiando a implantação de programas motivacionais.

A leitura deste livro é recomendada tanto para gerentes de projetos e líderes de equipes que necessitam de ferramentas para motivar seu time, como para pesquisadores interessados em compreender melhor o complexo fenômeno da motivação do engenheiro de software."

Prof. Fabio Q. B. da Silva, PhD

O livro pode ser adquirido na secretaria das coordenações da FASETE, com Claudiane, ou na Editora Universitária da UFPE, pelo preço de R$ 20,00.