Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Alunos de Turismo realizam evento de orientação profissional

- Prof. Alessandro Rocha

O 7º período de Turismo realizou um excelente trabalho junto aos jovens alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Sete de Setembro. No dia 04 de junho de 2009, como atividade prática da disciplina de Administração de Recursos Humanos em Turismo e com a finalidade de proporcionar aos alunos uma oportunidade para explorar o conteúdo sobre Desenvolvimento de Pessoas, foi elaborado projeto de Orientação para Carreiras.

Este trabalho envolve uma necessidade dos próprios alunos desenvolverem segurança profissional e firmeza na área de atuação em turismo. A coordenação de Turismo, professora Cleonice Vergne, salienta a importância em divulgar e promover o curso de turismo na cidade de Paulo Afonso.

O tema foi: “Turismo e Escolha Profissional: uma Reflexão sobre nossas Potencialidades”, com o objetivo de incentivar o público-alvo a reconhecer o panorama turístico de seu município, propondo paralelamente uma reflexão acerca de seu “panorama pessoal”, no que diz respeito a suas escolhas profissionais.

A atual necessidade de conhecer para explorar racionalmente o ambiente em que vivemos, como ponto de partida para a tomada de decisões relevantes tanto em nível pessoal quanto profissional, tem constituído um desafio a ser superado através da análise e reflexão constantes dos elementos internos e externos ao ser humano.

A apresentação constituiu-se de: exposição de imagens da natureza da região com slides, esclarecimento sobre o objetivo do turismo e atuação do turismólogo, enquete teatral sobre as variáveis que interferem na escolha profissional, reflexões acerca das escolhas e decisões, e finalizando um vídeo e uma música interpretada pela aluna Marilia.

O encontro foi construído em sala de aula pelos próprios alunos, que passaram por reflexões acerca da independência versus dependência na sua vida particular, dos momentos de angústia com as dúvidas e indecisões, e do aprendizado de controle emocional para lidar com situações estressantes na atuação e prática profissional. Na medida em que elaboramos nosso “foco” (objetivo) e nossa “energia” (motivação) podemos decidir e planejar melhor para alcançar o que queremos.

Agradecemos o apoio de Zuleik Oliveira e Kárpio Márcio (Coordenadores do Colégio Sete) para realizar esse encontro, a presença e apoio da professora Cristiane Araújo e a todos que colaboraram nesta atividade de crescimento.

Parabéns ao 7º período de Turismo!! Acreditamos no potencial de vocês,

Lembrem-se: é fundamental acreditar na sua potencilaidade. A carreira é construída com sabedoria, humildade e persistência.

Um beijo no coração!

Prof. Alessandro Rocha
(Professor de Recursos Humanos e Psicólogo Clinico/Organizacional)

1 até 3 de 3