Programação

  • QUARTA-FEIRA (12/09/2018)
  • QUINTA-FEIRA (13/09/2018)

Palestras

Local: Auditório da FASETE

Horário: 19 às 22 horas

Anderson Santiago da Silva

Tema: Conversando sobre comportamento suicida

Resumo da palestra: O comportamento suicida é considerado um sério problema de saúde pública na atualidade. Assim, o objetivo desta palestra é destacar as características principais do comportamento suicida, além de propor reflexões pertinentes à temática no intuito de estimular o interesse pela necessária formação continuada que instrumentalize tanto o estudante, quanto o profissional da psicologia a acolher o sofrimento presente no comportamento suicida. Por fim, serão apresentadas reflexões oriundas da prática clínica do palestrante de forma a ilustrar a teoria apresentada.

Anderson Santiago é graduado em Psicologia (FG), pós-graduando em Psicologia Junguiana com Enfoque na Clínica, tem desenvolvido estudos com ênfase em Psicologia Analítica, pesquisas sobre espiritualidade/religiosidade na prática clínica e sobre comportamento suicida e saúde mental. Atua como psicólogo clínico e palestrante. Currículo Lattes

Jalane Moura Maia Bezerra

Tema: Contribuições da psicologia na prevenção de suicídio: desmistificar para prevenir é preciso!

Resumo da palestra: A psicologia tem um papel fundamental no cenário da prevenção de suicídio. Desmistificar o fenômeno, conhecer as raízes históricas desse estigma e quebrar paradigmas constitui um dos grandes desafios para a nossa categoria profissional. Segundo a Suicidologia, o trabalho com os enlutados de suicídio é também uma prevenção denominada posvenção. Projetos de educação emocional são muitos importantes e eficazes para pensar e agir com prevenção nos dias atuais.

Jalane Moura Maia Bezerra é psicóloga clínica e escolar formada pela Universidade Federal da Bahia há 11 anos. Atua na clínica atendendo adolescentes e adultos. É psicóloga do Colégio Montessori em Paulo Afonso. Possui especialização em Psicossomática pelo IJBA (Instituto Junguiano da Bahia). Capacitada em Psicologia Escolar (Universidade Bahiana) e em Suicidologia (CISVASF). Mestranda em Extensão Rural (interdisciplinar) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) com projeto de pesquisa em prevenção de suicídio nas escolas rurais. Currículo Lattes

Oficinas e minicursos

Local: Salas de Aula da FASETE

Horário: 13 às 17 horas

Oficina: Suicídio e saúde mental: Acolhimento em emergência psiquiátrica

Uberleide Santos Lima

Licenciada em Psicologia, Psicóloga Clínica Especializada no atendimento a Crianças, Adolescentes e Adultos, Ludoterapeuta. Formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Pio Décimo - Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Atua na área da Saúde Mental e em consultório na cidade de Paulo Afonso - BA.

Silvana Maria de Santana

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Psicologia Clínica Infantil pela Faculdade Frassinete do Recife (2005). É graduada em Psicologia (formação e licenciatura) pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1998). Atualmente é Psicóloga Hospitalar e Psicóloga Jurídica no Serviço Público Estadual de Pernambuco. É docente na FASETE (Faculdade Sete de Setembro).

Minicurso: Comportamento suicida em adolescentes e os desafios do acolhimento no âmbito do SUAS

Elisângela Rodrigues da Silva

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tem Especialização em Gestão da Política de Assistência Social. Tem curso de formação em Psicopatologia da Infância e da Adolescência e curso de formação em Psicologia Clínica-Hospitalar. Atua na Clínica e como técnica no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) através do SUAS.

Oficina: Risco suicida em mulheres no período pós-parto

Jacilânia Rodrigues Barros

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA no Recife. Tem especialização em Saúde Pública pela faculdade Estácio de Sá no Rio de Janeiro com ênfase em Família. Está concluindo Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade São Luís de França em Sergipe. Atualmente é técnica no CRAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) na cidade de Glória. Presta serviço temporário no Hospital Nair Alves de Sousa.

OBS: A coordenação geral do 2º Meeting de Psicologia informa que esta programação, em especial os horários, poderá sofrer alterações.

Comissão organizadora:
Ana Patrícia de Souza Amaral
Elisângela Lima Araújo
Gleci Mar Machado de Lima

Fotos de edições anteriores

Vídeos de edições anteriores