Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Dep. Comunicação

Qual a diferença entre Fies e P-Fies?

- Dep. Comunicação

Muita gente pode ter ficado na dúvida ao ler o edital do Fies sobre qual é a diferença entre o Fies e o P-Fies.

Basicamente, o novo Fies dividiu o programa em três modalidades.

Modalidade I – é o Fies que todos conhecemos. Oferta de vagas com juros zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O pagamento das prestações considera o limite de renda do aluno, o que acaba fazendo com que os encargos a serem pagos sejam bastante reduzidos.

Já P-Fies enquadra as demais modalidades.

Modalidade II: voltada para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos utilizados são dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Modalidade III: engloba estudantes de todas as regiões do Brasil com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os recursos são do BNDES.

O financiamento pode ser contratado por outro banco, além da Caixa Econômica, em Paulo Afonso, por exemplo, o P-Fies é ofertado pelo Banco do Nordeste.

Outra diferença entre as modalidades é que no FIES os resultados possuem uma chamada com lista de espera. No P-Fies, não, os resultados terão apenas chamada única.

Como participar do Fies:

1. Ter feito Enem entre os anos de 2010 e 2018.
  2. Atingir pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação no Enem.
  3. Inscrever-se no site NOVOFIES ou CLIQUE AQUI comprovando renda familiar de até três salários mínimos ou cinco salários mínimos por pessoa, a depender da modalidade.
  4. Levar à faculdade a documentação necessária para validação da matrícula com Fies.
  5. Contratar financiamento no banco.

Quer conhecer outras formas de financiar seus estudos?

Conheça outros Programas de Financiamento CLIQUE AQUI

766 até 771 de 771 « Primeiro   « Anterior