Programação

  • TERÇA-FEIRA (20/11/2018)
  • QUARTA-FEIRA (21/11/2018)
  • QUINTA-FEIRA (22/11/2018)
  • SEXTA-FEIRA (23/11/2018)

Apresentações de trabalhos

Local: Hall do Auditório do Colégio Sete

Horário: 14h às 15h – Credenciamento

Horário: 15:30 às 17h - Apresentação de trabalhos

» Trabalhos Aprovados

Palestras

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 18:30 às 19:15 – Credenciamento

Horário: 19:15 às 19:30 – Abertura do 3º EXPOBIOM


Horário: 19:30 às 20:10

Palestra: Inovação terapêutica: Descobrir novos fármacos ou aprimorar os já existentes?

Dr. Pablo Ramon Gualberto Cardoso

Professor Magistério Superior Substituto de Fisiologia Geral da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Biomedicina (2012), Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco. Além de atuar ativamente em diversos projetos e grupo de pesquisa (NUPIT-SG), possui especializações internacionais em Engenharia Farmacêutica, focadas no desenvolvimento e produção de medicamentos em indústria de pequena e grande escala de produção. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Fisiologia e Biologia Molecular, com ênfase em imunologia celular, básica e aplicada, atuando principalmente na esfera de testes de novos agentes imunomoduladores.

» Currículo Lattes

Horário: 20:10 às 20:50

Palestra: Os desafios da experimentação in vivo: do comitê de ética a manipulação animal

Msc. Priscilla Stela Santana de Oliveira

Bacharel em biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco, é mestre e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT/UFPE). Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de Imunologia aplicada com ênfase nas doenças auto-imunes e inflamatórias crônicas, prospecção de moléculas candidatas á fármacos imunomoduladores e Avaliação de Tecnologias da Saúde (ATS).

» Currículo Lattes

Horário: 20:50 às 21:30

Palestra: Desafios do diagnóstico das arboviroses circulantes em áreas endemicas do Brasil

Msc. Sayonara Maria Calado Gonçalves

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Mestre em Inovação Terapêutica. Atualmente, doutoranda do Programa de pós graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT-UFPE sob orientação da Profa. Dra. Maira Galdino da Rocha Pitta.

» Currículo Lattes

Coquetal de abertura (Dia do Biomédico)

Local: Estacionamento da FASETE

Horário: 21:30 às 22:30

Minicursos

Local: Salas de aulas e laboratórios da FASETE

Horário: 08h às 12h - Lista de minicursos (Clique aqui)

Horário: 13h às 17h - Lista de minicursos (Clique aqui)

Palestras

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 18:30 às 19:15 – Credenciamento

Horário: 19:15 às 19:30 – Sorteio de brindes


Horário: 19:30 às 20:10

Palestra: Métodos diagnósticos e instrumentação biomédica no campo da hematologia

Msc. Pedro Luiz de França Neto

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Doutorando pelo programa de pós-graduação em genética - UFPE, Mestre pelo programa de pós-graduação em genética pela UFPE em 2016. Atualmente participa do grupo de pesquisa Marcadores Genéticos, Moleculares e Imunofenotípicos em Doenças Hematológicas, da Universidade Federal de Pernambuco. Neste trabalho desenvolvendo projeto com Leucemias mielóides agudas e crônicas.

Horário: 20:10 às 20:50

Palestra: Como as pesquisas auxiliam na promoção em saúde de pacientes com doenças hematológicas

Msc. Jéssica Vitória Gadelha de Freitas Batista

Graduada no curso de Biomedicina pela instituição Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014.2, e mestre pelo programa de pós graduação em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente é discente de doutorado pelo mesmo programa de pós graduação.

» Currículo Lattes

Horário: 20:50 às 21:30

Palestra: Avanços no diagnóstico e tratamento das leucemias

Msc. Matheus Filgueira Bezerra

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Aplicada à Saúde (UFPE, LIKA - CAPES 5) em 2014. Atualmente é aluno de doutorado pelo mesmo programa, sendo orientado pelo prof. Eduardo Isidoro Carneiro Beltrão e co-orientado pelo prof. Antonio Roberto Lucena de Araújo. Participa dos grupos de pesquisa Biomarcadores do Câncer (BmC) e Núcleo de Hematologia Clínica e Laboratorial. Atua principalmente na área de oncohematologia, investigando o papel de alterações genéticas e epigenéticas no desenvolvimento e prognóstico da leucemia mielóide aguda. Possui certificação de Proficiência Técnica em Laboratório de Hematologia pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, ABHH (2014).

» Currículo Lattes

Minicursos

Local: Salas de aulas e laboratórios da FASETE

Horário: 14h às 17h30 - Lista de minicursos (Clique aqui)

Mesa-Redonda

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 19:00 às 20:00

Tema: O trabalho multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF, prevenção, promoção e recuperação da saúde dos usuários do SUS

NASF PAULO AFONSO/BA

Palestra

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 20:30 às 21:50

Intervenção Palestra: Uma Experiência de Alegria em meio a Adversidade

Doutores da Alegria - Recife

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 25 anos utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. A partir das intervenções, compartilha o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. O trabalho da ONG, gratuito para os hospitais, é mantido por doações e por atividades como as intervenções em empresas, cujos recursos, desde 1996, são revertidos para o fortalecimento de nossa atuação no país. Saiba mais em www.doutoresdaalegria.org.br.

A palestra apresenta de forma interativa a filosofia e os valores do trabalho do Doutores da Alegria. Alia informação e entretenimento com base no humor e na descontração. Fala sobre a importância da alegria como potencializadora da criatividade; sobre a transformação de obstáculos em recursos e sobre como a presença inusitada do palhaço pode melhorar as relações humanas em locais adversos, como o hospital. Durante a palestra, os participantes são convidados a vivenciar a experiência da alegria apoiados em exemplos performáticos dos conceitos e personagens envolvidos em nosso trabalho.

Cinesaúde

Local: Sala de Multimidia Colégio Sete

- Sessão 01: Fé Eterna na Ciência - 14h às 14:25
- Sessão 02: Diários de Tuberculose: epidemia oculta - 14:35 às 15:25
- Sessão 03: Médicos sem Fronteiras Brasil: Caminhos da Vacina - 15:35 às 16:10
- Sessão 04: Doutores da Alegria: O Filme - 16h às 17:40

Conferência

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 18:30 às 19:15 – Credenciamento

Horário: 19:15 às 19:30 – Exibição do vídeo institucional do curso de Biomedicina da FASETE


Horário: 19:30 às 20:30

Tema: Um dia na vida do emergencista

Enfa. Fabrizia Vital e Dr. Carlos Tenório

Possui Graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas de Patos- FIP (2011). Concluindo Pós - Graduação em Urgência e Emergência - Faculdades Integradas de Patos - FIP (2012). Concluindo Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública/Sanitarista, HG2/Inesp Paulo Afonso Bahia(2017). Enfermeira/Socorrista com Capacitação em Urgência e Emergência. Atualmente Coordenadora Geral.

» Currículo Lattes

Enfa. Stefany Ariadley Martins da Silva

Enfermeira especialista em urgência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Urgência da Universidade Federal da Bahia (2018). Pós-graduada em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário UNINTER (2017). Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Tem experiência na área de urgência e emergência, terapia intensiva e na área de saúde coletiva, com ênfase em Epidemiologia.

Palestra Show

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 20:30 às 21:30

Tema: Diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio: Marcadores Cardíacos e Avaliação Coronariana por Imagem

Dr. Carlos Danilo Cardoso

Biomédico – UESC, Esp. em Análises Clínicas - UCSal, Esp. em Imagenologia Biomédica, Mestre em Biotecnologia, Presidente da Associação Baiana de Biomedicina – ABB, Delegado da Seccional Bahia do CRBM2, Parecerista na Avaliação de Cursos Superiores da Guia do Estudante - Editora Abril, Prof. Especialização em Bioimagem, Prof. Especialização em Cardiologia e Hemodinâmica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP, Prof. dos cursos de Biomedicina e Farmácia na Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e UNIFACS Laureate International Universities, Revisor do Journal Cancer Medicine

Dr. Marcus Vinicius Cardoso Matos Silva

Biomédico – UESC, Mestre em Genética – UFPE, Diretor Cientifico da Associação Baiana de Biomedicina – ABB, Membro da Comissão Assessora da área de Biomedicina do INEP/MEC, Parecerista na Avaliação de Cursos Superiores da Guia do Estudante - Editora Abril, Prof. dos cursos de Biomedicina e Farmácia na Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e UNIFACS Laureate International Universities, Palestrante convidado do 14th Annual Congresso f International Drug Discovery Science & Technology (Places: China e South Korea), Revisor do Journal Cancer Medicine

Premiação de Trabalhos

Local: Auditório do Colégio Sete

Horário: 21:30 às 22:00

OBS: A coordenação geral do 3º EXPOBIOM - Congresso de Biomedicina informa que esta programação, em especial os horários, poderá sofrer alterações.

Fotos de edições anteriores

Vídeos de edições anteriores