Edição 2018

PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS COMO POLÍTICA PÚBLICA NOS PROGRAMAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Neemias da Silva Souza / Paulo Roberto Ramos

RESUMO

As várias crises nos mais diversos campos e que incluem o cenário ambiental, como a escassez dos recursos naturais, propagação e degradação de diversas expressões da contaminação socioambiental, têm chamado a atenção de diferentes atores sociais. As instituições de ensino educacional são apontadas como fonte do principal no encadeamento e formação de valores éticos contemporâneo, como o conhecimento e ações que deveriam estar presente na vida cotidiana do homem nas questões ambientais. Contudo, o cenário educativo por meio das escolas pode estar desligado a questões socioambientais, sobretudo das temáticas locais e da forma transversal e interdisciplinar, em oposição às normas e legislação, que normatizam a Ambientalização do sistema educativo como um passo essencial na transformação e avanço, econômico e social da sociedade em geral. O trabalho em questão teve como ponto central a investigação das abordagens que contemplam o contexto ambiental, observando as temáticas trabalhadas e sua inclusão nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) como Política Pública nas escolas públicas da região do Vale do São Francisco. O trabalho realizado foi aplicado através de pesquisa documental, por meio do acesso aos documentos e análise dos PPP das escolas incluídas na pesquisa. Os documentos colhidos foram transcritos, fotografados para a análise documental. A coleta de dados ocorreu por meio de Protocolo de Investigação dos Projeto Curriculares de quatro escolas públicas da Educação Básica, do Vale do São Francisco, sendo duas na cidade de Petrolina-PE e duas em Juazeiro-BA. Foram selecionadas escolas que tenham PPP instituídos e que disponibilizaram para a análise documental. Por meio de consulta, foram analisados os Bancos de Dados do Programa Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que também possui informações relevantes sobre o tema. Todo conteúdo está relacionado à legislação e normas federais, conservando os nomes das escolas que foram mantidos em sigilo e anonimato, em cumprimento aos aspectos curriculares pedagógicos e princípios éticos da pesquisa científica.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental, Escola, Interdisciplinaridade, Ambientalização.

ABSTRACT

The various crises in the most diverse fields, including the environmental scenario, such as the scarcity of natural resources, the propagation and degradation of various expressions of socio-environmental contamination, have attracted the attention of different social actors. The educational institutions are pointed as the main source in the chain and formation of contemporary ethical values, as the knowledge and actions that should be present in the daily life of the man in the environmental issues. However, the educational scenario through schools may be disconnected from socio-environmental issues, especially from local issues and from the cross-cutting and interdisciplinary perspective, as opposed to norms and legislation that normalize the environmental education system as an essential step in the transformation and advancement, economic and social development of society in general. The work in question had as a central point the investigation of the approaches that contemplate the environmental context, observing the thematic ones worked and their inclusion in the Political Educational Projects (PPP) like Public Policy in the public schools of the region of the Valley of the San Francisco. The work carried out was applied through documentary research, through access to documents and analysis of the PPPs of the schools included in the research. The documents collected were transcribed, photographed for documentary analysis. Data collection was carried out through a Research Protocol of the Curricular Projects of four public schools of Basic Education, of the São Francisco Valley, two in the city of Petrolina-PE and two in Juazeiro-BA. We selected schools that have PPPs instituted and that made available for the documentary analysis. The Green School Program Data Banks of the Federal University of the São Francisco Valley were analyzed by means of a query, which also has relevant information on the subject. All content is related to federal legislation and regulations, keeping the names of schools that have been kept confidential and anonymous, in compliance with the curricular pedagogical aspects and ethical principles of scientific research.

KEYWORDS: Environmental education, School, Interdisciplinarity, Ambientalization.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004