Edição 2018

A INFLUÊNCIA DO “P” DE PROMOÇÃO DE MARKETING EM UMA LOJA DE VAREJO PARA FORTALECIMENTO DA MARCA, ATRAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

José Leonardo de Lima Neto / Renivaldo Rodrigues Ferraz / Dalvan Goes

RESUMO

Este trabalho tem como foco mostrar a influência que as ferramentas promocionais de marketing exercem sobre a construção da marca de uma empresa, sobre a atração e fidelização de seus clientes e como esses fatores interagem entre si. O estudo foi realizado nas Óticas Da Vinci, no município de Paulo Afonso – BA em 2018. Para concretização dos resultados foram utilizadas várias fontes de pesquisas, dentre elas, pesquisa cientifica exploratória, descritiva e prática. O universo da pesquisa compreende o gestor da empresa, todos os funcionários diretos e os 3.200 clientes cadastrados no banco de dados da empresa, sendo que para esses últimos, foi escolhida uma amostra não probabilística de 5%. Os questionários foram aplicados na própria empresa. As respostas obtidas foram analisadas e tabuladas, de uma maneira que pudesse gerar os resultados da pesquisa, que indicaram algumas falhas na aplicação das ferramentas promocionais dentro da empresa, porém, mostrou o potencial que promoção de marketing tem no posicionamento da marca, na atração e fidelização do cliente e principalmente na integralização de todos eles no sentido de agregar valor à empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Promoção de Marketing, Marca, Atração, Fidelização

ABSTRACT

This work focuses on showing the influence that the promotional tools of marketing have on brand building a business on the attraction and retention of customers and how these factors interact. The study was conducted in Optics Da Vinci, in Paulo Afonso – BA in 2018. To achieve the results we used several sources of research, among them, scientific research exploratory, descriptive and practical, the research universe includes the manager of the company, all direct employees and 3.200 customers registered in the database of the company, and for the latter, we choose a non-probabilistic sample of 5%. The questionnaires were applied in the company. The responses were tabulated and analyzed, in a way that could generate search results, which indicated some deficiencies in implementation of promotional tools within the company, however, showed the potential that promotional marketing is the brand positioning, the attraction and customer loyalty and especially in the payment of all of them in order to add value to the company.

KEYWORDS: Marketing Promotion, Brand, Attraction, Retention

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