Edição 2018

A INFLUÊNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

Azilda Almeida Silveira Sobral / Jobson Silva Nascimento / Salomão David Vergne Cardoso

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal compreender como a Gamificação pode ser aplicada no contexto empresarial para desenvolver o comportamento desejado nos colaboradores que constituem a Geração Y. Ademais, essa pesquisa pode ser definida quanto aos meios como sendo estudo de campo e revisão bibliográfica. Notou-se ainda que a Gamificação pode ser aplicada para mudança comportamental das pessoas integrantes da Geração Y. Entretanto, as estratégias necessárias para isso dependem do contexto, problema, pessoas envolvidas e objetivos da organização. Portanto, é essencial uma análise antecipada com relação a todos esses fatores para se definir uma solução gamificada adequada.

PALAVRAS-CHAVE: Gamificação. Geração Y. Comportamento Humano

ABSTRACT

This article aims to understand how the Gamification can be applied in the business context to develop the desired behavior in the employees that constitute the Generation Y. In addition, this research can be defined as the means as a field study and bibliographic review. It was also noted that Gamification can be applied to the behavioral change of the people who make up the Generation Y. However, the strategies required for this depend on the organization's context, problem, people, and objectives. Therefore, an early analysis of all these factors is essential in order to define a suitable gamma solution.

KEYWORDS: Gamification. Generation Y. Human Behavior

PDF

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004
Fone/Fax: (75) 3501-0768
Paulo Afonso - Bahia - Brasil
FASETE