Edição 2018

AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Salomão David Vergne Cardoso / Débora Almeida Silveira Sobral / Nycolly Maria dos Santos Silva

RESUMO

O presente artigo busca conferir a construção de uma criticidade administrativa que contemple as relações ecológicas da Administração na formação dos futuros gestores. Para tal, objetivou-se analisar a existência de uma ecologia administrativa como via norteadora para uma formação analítica mais crítica destes. Considera-se que os cursos de Administração possuem um longo caminho a galgar para que consigam equilibrar as metodologias de ensino que oferecem ao futuro gestor um pensamento mais matemático, tecnicista e gerencialista com metodologias de ensino que abordem a dialética e que oferecem ao aluno senso crítico e humanístico para aplicar a ciência da Administração objetivando melhorias para além da organização, levando em consideração o meio social em que a empresa/organização está inserida e os alertas dos ecólogos quanto aos cuidados ambientais que precisam ser contemplados.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Ecologia administrativa, Técnico/Humano.

ABSTRACT

The present article seeks to confer the construction of an administrative criticality that contemplates the ecological relations of the Administration in the formation of the future managers. For this purpose, the objective was to analyze the existence of an administrative ecology as a guiding route for a more critical analytical formation of these. It is considered that the Administration courses have a long way to go so that they can balance the teaching methodologies that offer to the future manager a more mathematical, technicist and managerialist thinking with teaching methodologies that approach the dialectic and that offer the student a critical sense and humanistic approach to apply the science of Management aiming at improvements beyond the organization, taking into account the social environment in which the company / organization is inserted and the ecologists' warnings about the environmental care that needs to be addressed.

KEYWORDS: Education, Administrative / Technical Ecology, Technical / Human

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