Edição 2018

A INFLUÊNCIA DO P DE PROMOÇÃO NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRAS EM UMA LOJA DE MATERIAL ESPORTIVO

Gustavo Lima de Brito / Renivaldo Rodrigues Ferraz / Amanda da Silva Monteiro

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo analisar a influência do “P” de promoção no processo de decisão de compras em uma loja de material esportivo, bem como as dificuldades que a empresa tem em desenvolver ações promocionais e as estratégias promocionais utilizadas pela mesma para o aumento das vendas eatração de clientes. O estudo foi realizado na loja Jô Esportes, no município de Delmiro Gouveia – AL, uma microempresa varejista no setor esportivo da cidade desde2000. A metodologia da pesquisa que alicerça esse trabalho caracteriza-se como sendo uma pesquisa de abordagem básica, qualiquantitativa e de campo. Desse modo, esse estudo pode ser definido quanto aos fins como sendo descritivo.Dentro de um universo de 1.000 clientes, usou-se uma amostra de 10% onde foi aplicado questionários aleatoriamente dentro e fora da empresa. O gestor também participou da pesquisa respondendo um questionário de perguntas abertas. As respostas obtidas foram analisadas e tabuladas para poder gerar o resultado da pesquisa, onde indicaram algumas falhas na execução do “P” de promoção, porém um resultado eficaz com relação ao posicionamento da marca para atração de clientes no processo de compra, sinônimo de valorização da empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Promoção de marketing, vendas, atração, marca, decisão de compra.

ABSTRACT

This work aimed to analyze the influence of the "P" of promotion in the purchasing process at a sports equipment store, as well the difficulties that the company has in developing promotional actions and promotional strategies used by it to increase sales and customer attraction. The study was conducted at the Jô Sports store inDelmiroGouveia - AL, a microenterprise retailer in the city's sports sector since 2000. The research methodologywhich underlies this work is characterized as being a basic approach research, both quantitative and field. Thus, this study can be defined in terms of the as descriptive. Within a universe of 1,000 clients, a sample was used of 10% where questionnaires were applied randomly inside and outside the company. The manager also participated in the survey answering a questionnaire of open questions. The answers obtained were analyzed and tabulated in order to generate the search result, where they indicated some failures in the implementation of the "P" promotion, but an effective result with relation to the positioning of the brand to attract customers in the process of purchase, synonymous with valuation of the company.

KEYWORDS: Marketing promotion, sales, attraction, brand, purchase decision.

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