Edição 2018

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFOINCLUSÃO EDUCACIONAL: UM RECORTE DAS PRINCIPAIS AÇÕES IMPLANTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ENTRE OS ANOS 2000-2018

Jacques Fernandes Santos / Andrea Karla Ferreira Nunes / Vinícius Silva Santos

RESUMO

O presente trabalho se propõe a realizar uma breve análise das principais políticas públicas voltadas a infoinclusão, na Bahia, entre os anos 200 e 2018. Nessa realidade, se pode destacar um conjunto de programas e projetos governamentais criados em função de demandas específicas para os diferentes extratos sociais, tendo como objetivo a apropriação das TIC’s com a finalidade educacional, mas, sobretudo, pensando como possibilidade a formação humana através das tecnologias com ênfase na transformação social, como é o caso das políticas de acesso à informática para jovens. Utilizou-se, como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica e documental, com acesso e leitura de base a estudos desenvolvidos sobre o tema, e consulta de documentos, disponíveis on-line, sobre dados e estatísticas dos programas. Por fim, demonstra que os projetos implantados foram fundamentais para o desenvolvimento cronológico de novas demandas sociais, que deságuam, no ano de 2018, com a implantação de uma política integrada chamada cidades digitais.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Digital, Tecnologias da Educação, Políticas Públicas, Bahia.

ABSTRACT

This paper proposes to make a brief analysis of the main public policies focused on infoinclusion, in Bahia, between the years 200 and 2018. In this reality, it is possible to highlight a set of governmental programs and projects created according to specific demands for the different social extracts, aiming at the appropriation of ICTs for educational purposes, but above all, thinking as a possibility the human formation through technologies with emphasis on social transformation, as is the case of access to information technology for young people. Bibliographical and documentary research was used as a methodological procedure, with access and basic reading to studies developed on the subject, and consultation of documents, available online, on data and statistics of the programs. Finally, it demonstrates that the projects implemented were fundamental for the chronological development of new social demands, which, in the year of 2018, unfold with the implementation of an integrated policy called digital cities.

KEYWORDS: Digital Inclusion, Technologies of Education, Public Policies, Bahia.

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