Edição 2018

MÉTODOS E/OU TÉCNICAS DE GOVERNANÇA EM TIC APLICADAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Cícero Gonçalves dos Santos / Deranor Gomes de Oliveira / Renivaldo Rodrigues Ferraz

RESUMO

Responsável por planejar, implantar, controlar e monitorar programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, do ponto de vista operacional e de implicações legais, a Governança de TIC tem por objetivo colaborar para o melhor desempenho da organização. Portanto, o presente artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre os métodos e/ou técnicas da Governança em TIC são utilizadas como instrumentos facilitadores para a Administração Pública, além de apresentar quais países e universidades contribuem com pesquisas para a área. Foram analisados 689 artigos inicialmente, por meio da aplicação das palavras chaves para busca, seleção, inclusão e exclusão dos artigos. No entanto foram selecionados 21 artigos relevantes para compor este mapeamento que utilizou o método de pesquisa SLM, Systematic Literature Mapping.

PALAVRAS-CHAVE: Governança; TIC; Administração; Pública.

ABSTRACT

Responsible for planning, implementing, controlling and monitoring governance programs and projects, a fundamental requirement for organizations, from an operational perspective and legal implications, ICT Governance aims to collaborate for the best performance of the organization. Therefore, the present article presents a systematic mapping of the literature on the methods and / or techniques of ICT Governance are used as facilitating instruments for the Public Administration, in addition to presenting which countries and universities contribute research to the area. A total of 689 articles were analyzed initially, through the application of key words for search, selection, inclusion and exclusion of articles. However, 21 relevant articles were selected to compose this mapping that used the SLM method, Systematic Literature Mapping.

KEYWORDS: Governance; ICT; Administration; Public.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004