FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2009

A MÁ FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LITERATURA: um Estudo de Caso na Cidade de Paulo Afonso.

Alcides Lopes de Menezes / Sávio Roberto Fonseca de Freitas

RESUMO

O trabalho aqui apresentado tem como objeto de estudo os professores de literatura e a falta de capacitação desses educadores que atuam de maneira superficial, e tem como finalidade, dar uma amostra de como os mesmos não estão formados verdadeiramente, salvo raras exceções. A Prática educativa exige uma melhor formação docente, para isto, precisa haver uma reflexão sobre a prática educativa, o que se faz necessário tratar das determinantes que impulsionam essa formação, em favor da autonomia do ser do educando. Portanto, um professor bem preparado é verdadeiramente um educador e é importante que se perceba e compreenda quais as habilidades desse futuro educador. Diante dessa realidade, deve-se exigir um posicionamento das autoridades para que estes professores ao longo de sua carreira profissional sejam mais qualificados e prontos, por assim dizer. O mundo globalizado prima por uma educação de alta qualidade. Portanto a educação em sua totalidade permite que haja uma relação ensinar-aprender completa, decente e séria. Para isto, recorremos a um estudo de caso, que nos permitiu ter uma melhor compreensão do problema e seus resultados, nosso maior objetivo, mostrando as deficiências desses professores através de um estudo de caso e levantamentos de dados, para conclusão do estudo em questão.

Palavras-chave: Literatura. Educador. Professor.

ABSTRACT

The work we here submit shows the lack of preparedness capacitation and the inadequate formation of the literature teachers as subject. Its main purpose is to demonstrate how such formation does not prepare individuals as educators in the true sense of the word, except in a few cases.  When we confront ourselves with questions concerning the qualification and formation of such professionals, we are also questioning the educational praxis practice itself.  Moreover, what is really necessary in the whole process, is to provide and guarantee that the most important beneficiary, the students, will gain in autonomy as much as the educator himself being a good and qualified professional. Therefore a teacher well prepared becomes, truly, a educator/educationalist and it is very important to realize and underline what kind of qualities such professional may have in order to fulfill the role the society expects from him/her.  On the other hand we must expect that society as well, through its mechanisms and proper regulations should assure that the so called professional qualifications follow a path of betterment, providing better professionals in the years to come. A modern society in a global civilization, demands always a proficiency for its educational system in order to evolve, being a place where all the individuals, students or teachers, develop the sense of citizenship based always on higher standards. When we live the educational practice with authenticity, the teaching-learning process becomes whole, reliable and honest. The method we developed is based on case-study, which allowed us a better understanding of the problem and its consequences. We intend to show here the deficiency in some teachers throughout the study with data to substantiate our proposal.

Keywords: Literatur. Educator/Educationalist. Teacher.
 

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