Bolsas e Linhas de Crédito

Psicologia

Professora Dra. Larissa Diniz fala sobre seu livro que trata do adolescente da zona rural

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Professora Dra. Larissa Diniz com exemplar do livro.

Larissa Raposo Diniz, doutora e professora do curso de Psicologia da Faculdade Sete de Setembro, publicou em 2010 a obra “Um espelho para se contemplar: a adolescência em discursos de adolescentes da zona rural”, nesta matéria ela conversou com nossa equipe e falou mais sobre a publicação.

O livro traz a pesquisa de sua dissertação do mestrado, realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lançada pela editora da universidade. Após concorrer com outras publicações, seu livro foi escolhido por atender critérios de originalidade e relevância.

“No campo da Psicologia se fala muito sobre o adolescente, mas é um adolescente no contexto de cidade, e a minha dissertação foi sobre o adolescente do campo, adolescente da zona rural”, explica Larissa a respeito do foco da pesquisa. Segundo ela, a publicação mostra “o adolescente falando sobre sua adolescência”, completa.

Para desenvolver o projeto ela utilizou a Análise do Discurso a partir da Teoria da Psicologia Social Discursiva, contatando adolescentes de uma pequena cidade do interior Pernambuco. Foi a partir de entrevistas sobre como eles se viam que construiu o que viria a ser seu livro.

“A pesquisa mostra como a Psicologia tem também instituído formas de ser adolescente. Então não é só o adolescente que vive a adolescência, ele é educado para viver aquela adolescência que a Psicologia está dizendo que é também. Assim, ele é um livro que mostra ao psicólogo e a Psicologia também a responsabilidade daquilo que ela produz sobre o adolescente”, reflete Larissa.

O trabalho serve ao campo das ciências humanas e mesmo das ciências da saúde visto que oferece subsídios para entender o comportamento dos adolescentes. A pesquisa completa pode ser conferida na Biblioteca Central da Fasete.