Secretaria Acadêmica

ENADE 2017: edital com prazos e informações para o exame é publicado

- Secretaria Acadêmica

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no dia 19 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. É a primeira vez que o Enade tem um edital com as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame. O Enade 2017 será realizado em 26 de novembro, em todo o Brasil.

A principal novidade do Enade 2017 é a participação do estudante no processo de inscrição. Até a edição de 2016, os coordenadores de cursos inscreviam todos os estudantes, sendo responsáveis por informar, inclusive, suas necessidades de atendimento especializado e específico, além de dados pessoais. Em 2017, a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades.

O cadastro dos estudantes concluintes regulares será realizado entre 14 de agosto e 26 de novembro, às 23h59 (Horário de Brasília). O estudante que cursa mais de uma graduação também deverá escolher em que curso quer ser avaliado durante o cadastro. Até a última edição, essa escolha era feita no dia da prova. As solicitações de atendimento especializado e específico serão feitas entre 14 de agosto e 3 de setembro, também pelo estudante.

O Enade 2017 é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O registro de participação é condição indispensável para a colação de grau e expedição de diploma.

O ENADE é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

Confira o cronograma completo do Enade 2017

Ação Responsável Período
Enquadramento dos cursos Procurador Educacional Institucional 19 de junho a 11 de agosto
Inscrições dos estudantes irregulares de anos anteriores Coordenador do curso 19 de junho a 11 de agosto
Inscrições dos estudantes ingressantes regulares Coordenador do curso 19 de junho a 11 de agosto
Inscrições dos estudantes concluintes regulares Coordenador do curso 10 de julho a 11 de agosto
Retificação de enquadramento e inscrições intempestivas Procurador Educacional Institucional 14 a 25 de agosto
Cadastro dos estudantes concluintes regulares Estudante 14 de agosto a 26 de novembro
Solicitação de atendimento especializado e/ou específico Estudante 14 de agosto a 3 de setembro
Preenchimento do questionário do estudante Estudante 28 de agosto a 26 de novembro
Divulgação dos locais de prova Inep 13 de novembro
Preenchimento do questionário do coordenador de curso Coordenador do curso 27 de novembro a 8 de dezembro
Divulgação da relação de estudantes em situação regular (previsão) Inep 20 de dezembro
Período de solicitação de dispensa pela instituição Coordenador do curso 22 de dezembro a 31 de janeiro de 2018
Período de solicitação de dispensa pelo Inep Coordenador do curso 5 a 23 de fevereiro 2018

Cursos da FASETE que serão avaliados em 2017 –  Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Educação Física.

» Leia o edital