Caminhada pelo parto humanizado leva conscientização pelas ruas de Paulo Afonso

- Dorisvan Lira - COMUNICAÇÃO
Estudantes levaram informação pelas ruas da cidade.

Certamente, o parto, é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher. Mas, para algumas, essa experiência é marcada pela violência obstétrica. Caracterizada por agressões verbais, físicas, psicológicos ou qualquer forma de omissão de atendimento.

Para alertar as mulheres sobre seus direitos e combater esse tipo de violência, estudantes do 5º período de Enfermagem da Fasete realizaram, na manhã do último sábado, 17, uma Caminhada pelo Centro Comercial de Paulo Afonso (BA). Com faixas, cartazes, panfletos e carro de som a caminhada saiu da praça da Tribuna Livre em direção a Feira Grande, retornando para a praça.

“Uma em cada 4 mulheres sofre violência obstétrica no parto, então esperamos que cada uma aqui leve adiante esse compromisso com o parto humanizado. Quando forem profissionais, promovam um parto digno e humanizado para essas mulheres", declarou a professora Jamile Daltro, orientadora da atividade e titular da disciplina Enfermagem Obstétrica e Pré-natal, para o grupo de estudantes que organizaram a caminhada.

A ação marcou o encerramento das atividades sobre humanização do parto que contou ainda com rodas de conversas nos Postos de Saúde da Família, levando informação para gestantes no pré-natal.

“A maioria das mulheres, nos PSF, não sabia de metade das informações que estávamos passando” – completou Cleisiane Miranda, estudante do 5º período de Enfermagem, durante sua participação na caminhada.

Cleini Miranda, enfermeira obstétrica em Delmiro (AL), e outras profissionais marcaram presença na caminhada. Assim como a doula e arte terapeuta, Lu do Nascimento, acompanhada de seus dois filhos.