Geral Institucional

FASETE realizou serviços à comunidade com o “É nóis nos Bairros”

- Denise Cordeiro / ASCOM

Cidadania, essa é a palavra que define a nobre atuação dos acadêmicos da FASETE, durante o evento, “É nois nos Bairros”, idealizado pelo professor Dorival Oliveira. A integração resultou em uma gama de atividades e prestação de serviços à comunidade do Bairro Centenário em Paulo Afonso.

“A ideia surgiu da reflexão de tornar uma ciência mais próxima e marcar um pouco a subjetividade e a alma de quem está se formando, porque os mesmos precisam ser ‘mais pé no chão’, onde a vida pulsa e acontece, de fato. Nossos alunos estão aqui, saindo da zona de conforto, ficando em contato com a população, aprendendo e mostrando que a ciência precisa ter essa relação com a sociedade”. Afirmou o professor Dorival.

As equipes dos cursos se organizaram em salas de aulas da Escola São Vicente de Paulo, e, de maneira prática, por cursos e áreas de atuação, prestaram consultorias jurídicas; explicaram os benefícios das ervas medicinais; fizeram palestras sobre a saúde íntima, violência sexual e nutrição infantil; distribuição de kits para saúde bucal; aferição de pressão arterial e testes de glicemia; aulas de dança, recreação para as crianças, apresentação de capoeira e artesanatos. Além disso, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) prestou atendimento.

A aluna, Elma Tamara, 3º período de Enfermagem, falou da oportunidade de já realizar algumas atuações importantes, durante a vida acadêmica – “Esse tipo de evento, nos envolvendo com o público que vamos encontrar, no mercado de trabalho, faz com que a gente amplie nossos conhecimentos, pondo em prática tudo que temos aprendido em sala de aula, na FASETE”.

A população também se pronunciou sobre o evento. “É muito importante essa parceria FASETE  e sociedade pauloafonsina, que tanto precisa de atendimento e atenção, principalmente nas áreas do direito e saúde. A FASETE está de parabéns porque está chegando na camada menos favorecida. Os alunos da instituição já estão mostrando que serão bons profissionais, colocando a ‘mão na massa’ e humanizando a ciência que aprendem em sala de aula”. Afirmou Dom Bahia.